O Cacaueiro

3/2/2019


O cacaueiro

O cacau é uma palavra que deriva do termo usado pela civilização maia Kakaw que traduzida como "suco amargo".

O cientista e botânico sueco Linnaeus nomeou o nome do cacaueiro em 1753: theobroma cacao que significa "alimento dos deuses".

A árvore se originou na bacia amazônica e se desenvolveu por toda a américa central e alguns países da América do sul. Como e’ de clima quente e úmido se desenvolve muito bem nas proximidades da linha do Equador em todo o mundo.


O cacaueiro é uma arvore de porte médio e cresce até 15 metros de altura, embora a maioria das árvores nas plantações tenham entre 4 e 8 metros. O melhor habitat para a árvore de cacau na presença de outras arvores nativas e maiores que ela para que sejam protegidas contra o sol, o vento e a erosão. Há algumas experiencias bem-sucedidas no cultivo de cacau em céu aberto, com elevado aumento da produtividade agrícola, mas este último pode ocorrer no desmatamento da mata nativa.





Sendo uma das mais valorizadas comodities agrícolas do mundo, o cacau está sendo comercializado ao redor de R$8,00 o quilo no mercado de futuros de Nova York.

O árvore de cacau tem folhas longas que nascem avermelhadas que migram para a cor um verde em poucos dias e chegam a medir até 30 cm.

Após o plantio, o cacau pode começar a florescer entre os a partir de 16 meses de idade.  As flores delicadas crescem em cachos ao longo do ano no tronco e nos galhos mais grossos da árvore. Todos os anos, uma árvore pode produzir entre 50.000 e 100.000 flores. A flor do cacau tem cinco pétalas e é polinizada por pequenos insetos, pelo vento e através de polinização estimulada ao longo de todo o ano. 



Entre a polinização e o amadurecimento do fruto decorrem cerca de 06 meses. Ou seja: a partir do seu plantio o cacau somente começa a dar frutos após 02 anos, entretanto tem uma vida útil de ate 50 anos, se conservado adequadamente as técnicas de preservação e colheita.

Quando a polinização tem êxito, nasce então o fruto do cacau, que demora entre 5 a 6 meses para atingir a maturidade. As frutas começam verdes, depois ficam amarelas, vermelhas ou roxas, dependendo do nível de maturidade e variedade. Cada pé de cacau produz em média 30 frutos, mas há registros de árvores com mais de 200 frutos em regioes especificas do  Pará.

O Processo de polinização natural através de insetos e vento, consegue atingir apenas 5% das flores e há diversas iniciativas para aumentar da polinização através de outras técnicas.

Os frutos do cacau também medir até 30 cm de comprimento, apresentando coloração verde, vermelha ou amarronzada, cores que tendem ao amarelo, quando amadurecidos. No interior do fruto são encontradas entre 20 a 50 sementes recobertas por uma polpa branca e adocicada, fixadas e uma placenta com as mesmas características.



A Natureza se encarrega para a árvore de cacau o carregue simultaneamente flores e frutos em diferentes estágios de maturidade. Nos dois primeiros anos de produção de um cacaueiro, os frutos podem ser colhidos praticamente durante o ano todo e a partir do ano seguinte as colheitas são feitas em dois períodos: safra (novembro a fevereiro) e temporão (abril a agosto).


Hoje, três variedades principais de cacau são plantadas: o forte e resistente Forastero, conhecido como cacau comum ou a granel, o caro Criollo - um cacau “fino ou sabor” com aroma e aroma intensos e o robusto e aromático Trinitário, o híbrido entre as variedades Forasteiro e Criollo que contam como um cacau fino ou de sabor e um cacau a granel.

No Brasil a maior autoridade tecnica sobre o cacau e' o CEPLAC





Comentários

Postagens mais visitadas