O cacau e suas oportunidades

5/2/2019

O cacau e suas oportunidades


Após a última grande crise global de 2008, muitos investidores passaram a especular na compra de contratos futuros na Bolsa de Nova York em commodities minerais e agrícolas, entre eles o cacau que teve um dos preços por tonelada mais altos de sua história: US$3.700 por tonelada. No presente momento o cacau está sendo vendido ao redor de US$2.200 a tonelada.

O movimento especulativo gerou grandes prejuízos aos consumidores e ao meio ambiente:

- Com o preço tão elevado, aumentou-se o desmatamento para aumentar a produção de cacau mundial.

- Não conseguindo repassar estes custos tão elevados no preço dos seus produtos aos consumidores, as maiores fabricantes de chocolates do mundo intensificaram a substituição da manteiga de cacau, o mais nobre dos ingredientes dos chocolates por gorduras de qualidade e preços inferiores como a Cocoa Butter Substitute (CBS) e Cocoa Butter Equivalents (CBE) e Cocoa Butter Replacer (CBR) pautadas nas mudanças das novas legislações regionais que permitiam a substituição de ate 5% por gorduras menos nobres. Empresas multinacionais como a Cargill, a ADM,  AAK/Aarhus e Loders Croklaan, foram as que mais capitalizaram com estas novas categoria de produtos.

O grande volume de exportações de cacau mundial ocorre entre a Costa do Marfim, Gana e Nigéria para a Europa e são destinados aos fabricantes com altos volumes de produção e, todos os anos, mais de 3,5 milhões de toneladas de grãos de cacau são colhidos globalmente. (cerca de 95% deste volume são das variedades Forasteiro, o mais robusto dos grãos de cacau (e obviamente o de menor preço).


Já os chocolates finos mais nobres, fabricado por poucos fabricantes de grande porte na Suíça, Franca e Alemanha, tem sua maior fonte de matérias primas os países ao norte da América do Sul como a Venezuela, o Equador, Costa Rica, Nicarágua e Peru

O impressionante movimento Bean to Bar do chocolate e cacau dos últimos anos tem proporcionado grandes avanços no cultivo de variedades mais finas e mais aromáticas de cacau, mas este assunto abordaremos mais tarde.

Para saber mais sobre chocolates, cacau e seus derivados, preencha o formulario de contato deste blog.

quer contribuir com este blog? participe!








Comentários

Postagens mais visitadas