A Melancia e o Chocolate

11/2/2019


Como uma exposição de melancias em uma loja do Wal-Mart pode gerar  aprendizados para um fabricante de chocolates brasileiro?


Nos últimos 25 anos eu tive a oportunidade de visitar milhares de pontos de venda em praticamente todos os estados brasileiros e também em alguns países no exterior e já no final dos anos 80 a categoria de chocolates começou a fazer parte da minha vida e, desde então, sempre que fui a alguma nova loja, criei o hábito de parar na frente dos chocolates e imaginar as razões que levam um produto a ser mais comprado que o outro. Quais as preferências dos consumidores? Por que alguns produtos são campeões de vendas e espetaculares sob o ponto de vista técnico e sensorial mas tem o prazo de validade vencido em uma determinada região ?

Enfim, a curiosidade e o aprendizado com outros profissionais e outras empresas sempre foi uma das características que me ajudaram a buscar soluções inovadoras que precisavam ser implementadas.

Assim, com esse espirito desbravador estive no último ano visitando uma loja da rede Wal-Mart nos Estados Unidos e me deparei com uma massiva exposição de melancias nos corredores da loja.





Me chamou a atenção que melancia,  diferente dos chocolates, trata-se de um alimento que eu poderia passar uns 10 anos sem degustar que não iria me fazer nenhuma falta. Na sequencia rapidamente concentrei-me no esforco dos produtores de melancia para se diferenciarem de tudo e de todos naquela loja:

Primeiro eles trouxeram para o mercado um produto inovador que resolveria eternamente a minha relação de apatia com as melancias: uma melancia sem caroço!



Depois a maneira como suas melancias estavam dominando a cena naquela loja: um volume massivo de exposição da fruta em pontos extras, inteligentemente armazenadas em displays expositores com design minimalista e com imagens de dar agua na boca, todos paletizados com código de barras para minimizar as perdas no transporte das frutas até o ponto de venda, eliminado as caixas de expedição o e as substituindo por containers/display expositores e etiquetando todas as melancias individualmente que passaram a ser vendidas como um produto mais nobre, diferenciado, inovador e com certeza com um maior valor agredado.

O Design criativo, antes limitado às embalagens e ao desenho de grandes marcas também é essencial para os displays expositores. 

Daqui para frente, sempre que você estiver analisando a relação custo x benefício dos investimentos em marketing para a sua empresa, espero que você se lembre desta historia real que presenciei sobre como produtores de melancia dos Estados Unidos fizeram a diferença.




Comentários

Postagens mais visitadas