A Melancia e o Chocolate
11/2/2019
Como uma exposição
de melancias em uma loja do Wal-Mart pode gerar aprendizados para um fabricante de chocolates
brasileiro?
Nos últimos
25 anos eu tive a oportunidade de visitar milhares de pontos de venda em
praticamente todos os estados brasileiros e também em alguns países no exterior
e já no final dos anos 80 a categoria de chocolates começou a fazer parte da minha
vida e, desde então, sempre que fui a alguma nova loja, criei o hábito de parar na
frente dos chocolates e imaginar as razões que levam um produto a ser mais
comprado que o outro. Quais as preferências dos consumidores? Por que alguns
produtos são campeões de vendas e espetaculares sob o ponto de vista técnico e sensorial
mas tem o prazo de validade vencido em uma determinada região ?
Enfim, a
curiosidade e o aprendizado com outros profissionais e outras empresas sempre
foi uma das características que me ajudaram a buscar soluções inovadoras que
precisavam ser implementadas.
Assim, com esse
espirito desbravador estive no último ano visitando uma loja da rede Wal-Mart
nos Estados Unidos e me deparei com uma massiva exposição de melancias nos corredores
da loja.
Me
chamou a atenção que melancia, diferente
dos chocolates, trata-se de um alimento que eu poderia passar uns 10 anos sem
degustar que não iria me fazer nenhuma falta. Na sequencia rapidamente concentrei-me no esforco dos produtores de melancia para se diferenciarem de tudo e de todos naquela loja:
Primeiro eles
trouxeram para o mercado um produto inovador que resolveria eternamente a minha
relação de apatia com as melancias: uma melancia sem caroço!
Depois a
maneira como suas melancias estavam dominando a cena naquela loja: um volume massivo
de exposição da fruta em pontos extras, inteligentemente armazenadas em
displays expositores com design minimalista e com imagens de dar agua na boca,
todos paletizados com código de barras para minimizar as perdas no transporte
das frutas até o ponto de venda, eliminado as
caixas de expedição o e as substituindo por containers/display expositores e etiquetando todas as melancias individualmente que passaram a ser vendidas como um produto mais nobre, diferenciado, inovador e com certeza com um maior valor agredado.
O Design
criativo, antes limitado às embalagens e ao desenho de grandes marcas também é essencial
para os displays expositores.
Daqui para
frente, sempre que você estiver analisando a relação custo x benefício dos
investimentos em marketing para a sua empresa, espero que você se lembre desta
historia real que presenciei sobre como produtores de melancia dos Estados Unidos fizeram a diferença.
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